quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Luto"

Assim que acordei hoje meu pai me avisou: Roberta, o filho do Jota foi assassinado.
Cuma?
Pois é. Alisson deveria ter uns 23 anos no máximo.
Filho de um vizinho da frente, cheio de problemas na vida; principalmente com o pai dele.
Quando ele apareceu aqui na rua dizia vir da casa da avó que havia falecido. Morava na loja do pai. O pai dele passava o dia na loja e a noite ia pra casa. E ele ficava por aqui. Às vezes eu o via de longe, meu triste.
Certa vez ele me chamou quando eu estava chegando em casa e conversamos bastante. Ele fazia as refeições num quiosque aqui perto. E mamãe gostava de dar lanches a ele.
Só que com o tempo ele começou a ficar diferente. Intimidade é triste. Me esperava na esquina e pedia dinheiro emprestado pra comer, mas nunca me pagou. Dei algumas vezes e depois descobri pelo pai dele que ele era um viciado em drogas. E o dinheiro deveria ser pra manter seu vício. Depois de saber disso sempre negava dar dinheiro. Queria pagar o lanche, mas ele dizia que não queria. De tanto torrar a paciência fui pegando abuso do menino e o evitava.
Ele e o pai sempre brigavam. No meio da rua mesmo.Todo mundo vendo.
Certa vez o pai dele o expulsou da loja e ele ficava rondando aqui. Pedia dinheiro, pedia comida e ia vivendo pela rua mesmo, a vizinhança o ajudava; mas o pai dele não. Não pagava mais sua conta no quiosque. E assim se passaram os dias, meses e anos.
Soube que ele apareceu com alguns caras de má índole, roubaram o quiosque e ainda ameaçaram de morte o garçon que muitas vezes o ajudou.
O garçon foi-se embora. E ele depois disso sumiu também.
As últimas notícias é que era assaltante. Vivia roubando o povo numa rua aqui perto. Eu nunca passei por lá.
Hoje soubemos de sua morte. Encontraram-no morto dentro do quartinho que ele estava morando no bairro vizinho. Isso foi matéria dos programas policiais que meus pais adoram assistir.
Não vi o programa mas meus pais me contaram.
A senhora contou que ele tentava sair das drogas, pediu que ela o ajudasse. Ela ainda não tinha conseguido um tratamento pra ele; mas estava na luta. Ela havia cedido o quartinho vizinho a casa dela pra ele e que ele era um rapaz bom. Nunca havia desrespeitado ninguém  da casa dela, mas na madrugada alguém o matou.
Foram 8 tiros.
Ninguém sabe de nada. Ele estava até tentando ganhar uns trocados aqui e ali, mas era pra comprar o crack. Não conseguia se libertar.
Mas o pior de tudo foi saber que o pai não foi lá vê-lo. O IML levou o corpo e o pai não quis nem saber, talvez tenha sido enterrado como indigente.
Hoje senti muita pena. Ele era jovem, cheio de vida e o vi desmoronar.
Espero que um dia o pai dele aprenda que não é só colocar filhos no mundo; mas dar a eles estrutura e amor incondicional.
Estou chocada com tudo isso até agora. E com certeza não vou conseguir dormir.


Notícia sobre ele no blog da Jangadeiro: http://jangadeiroonline.com.br/policia/usuario-de-drogas-e-assassinado-com-oito-tiros-dentro-de-casa-113930/

Um comentário:

  1. Olá blogueira,
    O consumo de crack aumentou e é preciso união de todos. Essa droga traz malefícios ao usuário, família e sociedade e atinge a todos independentemente do sexo, cor e classe social.
    Divulgue informações sobre o crack: http://bit.ly/bDGqGz
    Conheça os CAPS que estão espalhados em vários lugares do país para prestar auxílio aos dependentes: http://migre.me/2qkFl
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir